Descubra como afinar o seu ukulele
Assim como qualquer outro instrumento, é fundamental saber se o instrumento está afinado e pronto para ser tocado. Mas não é somente isso. Mais importante que isso, é ter a noção de como afinar o seu apetrecho musical, principalmente se for o seu aparelho de trabalho.
Se esse instrumento for um ukulele, o desafinamento pode gerar uma performance bem desagradável para quem assiste e ouve. Primeiramente, você precisa saber quanto tempo a afinação o seu ukulele possui e isso pode variar de modelo para modelo. Então, é melhor prevenir do que remediar, e checar sempre antes de começar o show.
Para informações como essa e para saber afinar o seu ukulele, continue lendo o artigo para maiores informações.
Como saber se o ukelele está afinado ?
Existe um tipo de afinação que é padrão nos ukuleles, e é a mais encontrada nos modelos soprano, tenor e concert. Ela é conhecida como “afinação c”, no qual o instrumento com quatro cordas tem a corda superior, a quarta, no tom G. A terceira é em tom C, a segunda em E, e a primeira em A.
Para descobrir se ele está afinado, apenas toque e compare o que sair ao som correto. Caso o som que está saindo não esteja batendo com o de referência, você deve realizar a afinação manualmente, para aumentar ou diminuir a tensão das cordas.
Como afinar o ukulele ?
No momento, existem duas formas de afinar o seu ukulele:com afinador cromático e de ouvido.
O afinador cromático é um mecanismo que vai detectar automaticamente o tom correto das suas cordas e vai passar as informações da leitura para que você faça os ajustes. É bem simples de usar e se você for iniciante nessa prática, a melhor forma de afinar é por meio dele, mesmo que algumas pessoas tenham um ouvido mais sensível para esse tipo de tarefa. Esse auxiliador mostrará qual o tom e o ajuste mais preciso.
Já a afinação de ouvido é para quem tem uma boa audição, muito conhecimento e experiência, pois não é uma tarefa fácil. E também um ouvido especial, que trabalha juntamente com a memória e a percepção para examinar o som correto que sai do instrumento.
Isso pode ser desenvolvido com o tempo de conhecimento e experiência com o ukulele e também com outros instrumentos. Mas isso não impede que até profissionais tenham dificuldade para realizar essa tarefa rapidamente, e para facilitar isso, existem sites, aplicativos, acessórios e o afinador cromático para auxiliar a atividade.
Para afinar, toque apenas uma corda, sem pressionar as outras, e verifique no afinador ou nos aplicativos que está usando qual foi a nota emitida. Se não for a correta, ajuste a tarracha que corresponde à corda tocada, faça isso com todas. Mas cuidado pois são itens frágeis.
Para mais informações sobre instrumentos musicais e melhores acessórios para eles, venha conhecer o site da Audiotech. Nele, você encontra um catálogo variado e pronto para ser entregue diretamente na sua casa.