Saiba como escolher um prato de bateria musical

Saiba como escolher um prato de bateria musical

Com a união de um conjunto de tambores nasceu a bateria musical, instrumento de percussão que o melhor acompanhamento para o “bom e velho” rock ‘n’ roll, mas também para uma série de outros ritmos. 

O som emitido pelo instrumento é feito por impacto, com o uso de baquetas, e alguns acessórios a deixam mais versátil. 

Foi em 1890, que a bateria musical se tornou a peça que é hoje, onde uma única pessoa consegue comandar diversos tambores, com o auxílio do pedal. Entre suas peças estão a caixa, bumbo, chimbal e os notáveis pratos. 

O prato é parte crucial, que projeta o compasso da música, mas demanda uma certa atenção no momento da aquisição. Veja algumas dicas para escolher o melhor modelo para sua necessidade:

Qualidade

A qualidade é um traço importante em qualquer modelo de prato, pedal de bateria e todos os outros acessórios do instrumento, pois ela garante um som melhor e uma ampla durabilidade. 

Por isso, dê preferência às marcas referenciadas no mercado e garanta que os resultados serão os melhores. O mais aconselhável é escolher todos os pratos de um mesmo fabricante.

Quando se investe em um prato de marca, o preço é alto, mas aos poucos a bateria pode ir ficando completa e incrível. Já os sem procedência podem ser adquiridos de uma só vez, pois são baratos, mas tendem a estragar com rapidez e não valem o investimento. 

Encontre as melhores opções em uma loja especializada como a Audiotech e tenha certeza de que os pratos melhorarão seu desempenho e potência do som. Além deles, muitos outros acessórios estão disponíveis.

Modelo

Com o aperfeiçoamento, a necessidade de vários modelos de pratos aumenta, mas a princípio é preciso apenas o crash, ride e o chimbal. O par de pratos é chamado de chimbal, que é guiado pelo pedal de bateria e cria o som com o atrito entre eles. 

O ride é indispensável para a marcação de tempo, ele é semelhante ao chimbal, mas com sonoridade ampla. O menor prato é o crash, também chamado de splash, que tem como característica um som mais baixo. O kit básico de pratos conta com os três modelos citados e é o suficiente para o aprendizado.

Estilo musical

Para os iniciantes esse é um processo árduo, mas os profissionais entendem que os pratos precisam combinar com o estilo de música tocado. Ver vídeos tutoriais do estilo desejado ajuda a notar qual o modelo mais popular. 

Pela sonoridade também é possível ir analisando as diferenças para a escolha. Essa é a parte mais complicada, mas com o tempo é aprendida pelo baterista. No rock, por exemplo, são mais comuns o ride e splash em tamanho grande, enquanto o jazz demanda exemplares leves para suas suaves batidas.

Conte com a melhor loja de instrumentos musicais, a Audiotech. São muitos anos de experiência em oferecer o que existe de moderno, clássico e as inovações da música, as opções são destinadas para iniciantes, amadores e profissionais, com excelente custo-benefício.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *