Saiba o que é e como tocar palhetada alternada
Você já ouviu falar em palhetada alternada? Trata-se da técnica de tocar um instrumento de corda com uma palheta e com movimentos alternados. Ela é muito utilizada por guitarristas, mas também pode ser aplicada em instrumentos como violão e cavaquinho, por exemplo.
Geralmente a palhetada é feita com movimentos para cima e para baixo e serve para dar diferentes tons para a música. Além disso, também oferece mais agilidade ao músico na hora de produzir os acordes e as melodias.
Mas como tocar palhetada alternada? Neste artigo a Audiotech separou algumas dicas especiais para você, confira!
Escolha a palheta certa
Tenha em mente que nesse tipo de técnica, a palheta é a protagonista. Por isso, a escolha do acessório deve ser bem pensada, para facilitar os movimentos e o aprendizado.
Especialistas recomendam que a palheta seja firme, para que não dobre durante a técnica. Porém, não muito grossa, a ponto de dificultar os movimentos. O ideal, portanto, é que ela tenha entre 0,7mm e 1mm.
Postura é tudo
Antes de começar a praticar, sente-se em uma posição confortável, que não gere desconforto e que te permita segurar o instrumento com propriedade. Embora uma boa postura geralmente seja negligenciada, ela evita lesões e permite que você se concentre melhor no aprendizado.
Outro detalhe sobre ter uma boa postura é que ela vai evitar que você force demais a mão, principalmente o pulso. E a dica vale para todos os instrumentos de corda, do cavaquinho a guitarra.
Pratique os exercícios de palhetada alternada diariamente
A prática leva à perfeição e com a técnica de palhetada alternada isso não é diferente. Você não precisa passar o dia inteiro com o seu instrumento de corda, mas precisa ser constante e respeitar o seu ritmo de aprendizado.
De início, pode até parecer difícil, mas com calma, frequência e persistência, os exercícios se tornarão um hábito fácil e prazeroso. A dica aqui é pegar dois ou três exercícios de palhetada alternada para praticar durante a semana.
Caso você esteja dando os primeiros passos na técnica, comece treinando 5 minutos por dia e vá aumentando o tempo conforme for aprendendo e ganhando confiança. Para que você não se perca no tempo, o ideal é treinar com o auxílio de um temporizador.
Sincronize os movimentos
Na palhetada alternada a mão que segura a ponte da guitarra Strinberg, do violão ou do cavaquinho deve trabalhar em sintonia com a mão que opera a palheta. Entenda que a palhetada tem mais a ver com técnica do que com velocidade.
Portanto, mantenha a calma, se concentre e pratique lentamente, até alcançar precisão e fluidez de movimentos.
Querendo praticar palhetada alternada? Na Audiotech você encontra palhetas, guitarras, cavaquinho e vários outros instrumentos de corda para treinar a técnica e se tornar um verdadeiro expert no assunto.
E caso tenha gostado deste artigo, não perca a oportunidade de acompanhar o blog da Audiotech e de assinar a nossa newsletter para receber todas as nossas novidades diretamente em seu e-mail!