3 curiosidades sobre instrumentos musicais

3 curiosidades sobre instrumentos musicais

A música faz parte do dia a dia das pessoas desde a época da antiguidade, há milhares de anos antes do nascimento de Cristo. Afinal, a música é uma linguagem universal, presente em centenas de culturas e regiões geográficas ao redor do mundo. 

De acordo com estudos arqueológicos, a madeira, a pedra e o osso já eram utilizados na fabricação de instrumentos musicais como litofones, chocalhos e tambores. Ao longo dos anos, esses instrumentos foram sendo modificados para se adaptarem às realidades e necessidades atuais. Porém, cada um deles tem séculos de história para contar. Conheça algumas curiosidades.

Violão

O violão é um instrumento de cordas muito antigo e popular no mundo todo. Acredita-se que ele tenha sido inventado há mais de 2.000 a.C, mas as suas origens até os dias de hoje permanecem desconhecidas.

Há quem diga, por exemplo, que o violão tenha sido derivado do alaúde árabe, um cordofone de braço levado pelos mulçumanos para a Europa entre os séculos XV e XVII. Todavia, alguns estudiosos acreditam que o violão foi derivado da cítara romana, instrumento de corda muito utilizado em alguns países europeus.

Outra curiosidade sobre o instrumento é que o violão só existe aqui no Brasil. Sim, verdade!  Em outros países ele é chamado de guitarra acústica ou clássica. Acredita-se, inclusive, que o nome violão foi dado porque o instrumento se parece muito com uma viola, só que com maiores dimensões. 

Compare, por exemplo, a viola Strinberg com o violão da mesma marca. Viu como são parecidos? Além de uma cintura mais fina, a viola tem dez cordas, enquanto o violão apenas seis. Além disso, a viola produz um som mais suave, ao passo que o violão, um som mais agudo.

Contrabaixo

Já o contrabaixo é originado dos instrumentos de arco como o violino e o violoncelo, muito embora também possa ser tocado com os dedos. O instrumento é muito utilizado em orquestras sinfônicas, pois produz sons mais graves do que os sons do violino, da viola e do violoncelo.

Inicialmente o contrabaixo possuía grandes dimensões e ao longo dos anos foi sendo reinventado, até chegar ao design que conhecemos hoje. Atualmente, é possível encontrar contrabaixos de 4 e 5 e 6 cordas, acústicos, semi acústicos e elétricos. Quando elétrico, é mais conhecido como baixo e, quando acústico, contrabaixo.

Teclado

O teclado musical, por sua vez, é um instrumento derivado do piano, que surgiu no final da década de 20. Porém, trata-se de um instrumento portátil, já que suas dimensões reduzidas facilitam o transporte. Teclados mais básicos possuem cerca de 88 teclas, enquanto os mais completos podem conter até 108 teclas.

Uma curiosidade sobre o teclado é que ele possui vários modelos, alguns inclusive, conseguem reproduzir sons e ritmos de outros instrumentos musicais. Não sabe diferenciar um teclado de um piano? O piano é um instrumento acústico, enquanto o teclado é um instrumento elétrico.

Gostou de conhecer algumas curiosidades sobre instrumentos musicais? Então não deixe de acompanhar o blog da Audiotech e assinar a nossa newsletter para receber mais conteúdos como este diretamente em seu e-mail!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *