3 dicas para fazer a manutenção dos instrumentos musicais
Os instrumentos musicais são a ferramenta de arte e também de trabalho de muitos musicistas profissionais e amadores. O som de cada instrumento é resultado de um conjunto de características, portanto, é necessário bastante cuidado para que o instrumento musical continue íntegro em sua construção e não perca seu timbre.
Instrumentos de corda, sopro, teclas e de percussão precisam de manutenção, e o profissional responsável por isso é o luthier. Mas além da manutenção profissional, os instrumentos musicais precisam de cuidado e limpeza frequentes. Esse hábito rende longos anos de vida para o seu instrumento musical. Confira algumas dicas de manutenção da Audiotech.
1- Faça manutenção de acordo com o tipo de instrumento
Instrumentos diferentes recebem manutenções diferentes, isso porque são feitos de materiais distintos. É o caso dos instrumentos de sopro que normalmente sofrem mais com a oxidação devido a sua construção em metal. Confira abaixo a forma de fazer a manutenção dos tipos mais comuns de instrumentos musicais.
Manutenção de Instrumentos de corda
Cuidado com o acúmulo de sujeira nas cordas, lave sempre as mãos antes de dedilhar, e faça a limpeza com frequência com um pano seco. O corpo deve ser limpo também com pano seco ou com produtos específicos para este fim, observando no rótulo se ele é compatível com a madeira de fabricação do seu instrumento de corda. Atenção às quedas e impactos, os instrumentos de corda são bem frágeis e podem empenar com facilidade alterando a sonoridade.
Instrumento de sopro
Flautas, oboés e saxofones são mais sensíveis a oxidação, é recomendada a limpeza interna e externa com gaze após a utilização, e uma manutenção mais completa desmontando todo o instrumento e limpando com sprays anti oxidantes e outros produtos não corrosivos próprios para esse tipo de limpeza.
Instrumentos de teclas
Os pianos são bastante sensíveis e desafinam facilmente, em alguns casos a manutenção terá que ser feita por um profissional, mas os cuidados em casa devem ser constantes para os instrumentos de teclas, como a limpeza com pano seco e proteger a peça com capas e cases.
2- Cuidado com o armazenamento
Lembre, instrumentos musicais são peças frágeis a impactos e sujeira, busque guardar e posicionar seus instrumentos em suportes adequados, e aposte em cases de qualidade, as cases são feitas de materiais que previnem a entrada de poeira e absorvem certos impactos durante o transporte.
3- Exposição ao sol e umidade
Preste muita atenção no local em que você guarda seus instrumentos musicais, a exposição ao sol, chuva e qualquer tipo de umidade pode causar corrosão nas peças e diminuir a vida útil do instrumento. Em peças feitas de madeira o sol pode causar ressecamento do verniz e até rachaduras, e a umidade pode causar oxidação das cordas e instrumentos feitos de metal. Então, evite deixar seus instrumentos próximos a janelas ou encostados em paredes sem a devida proteção.
Seguindo essas dicas você pode aumentar a vida útil dos seus instrumentos e garantir sempre a qualidade do som.