4 técnicas para dedilhar mais facilmente

4 técnicas para dedilhar mais facilmente

Confira algumas dicas práticas para desenvolver o seu dedilhado e dominar a técnica.

Seja qual for o instrumento de corda, desde um contrabaixo até uma viola Strinberg, as técnicas para dedilhar permitem que uma série de harmonias distintas sejam executadas, por isso, trata-se de uma  questão que deve ser trabalhada e estudada constantemente.

Se você está em busca de soluções para aperfeiçoar e melhor a sua técnica de dedilhar mais facilmente, seja qual for o instrumento de corda em questão, confira abaixo algumas práticas que vão te auxiliar neste desenvolvimento:

Exercícios escalonáveis

Seja um músico profissional ou um amador, o mais básico dos exercícios, seguir descendo e subindo escalas é uma excelente opção de treino, ampliando o repertório de escalas, criando memória muscular e desenvolvendo o dedilhar. A dica é alternar os ritmos, volumes, amplitudes e intensidades durante o exercício, ampliando a mobilidade de toque em rotinas distintas.

Foco nas repetições

Algumas das firulas mais básicas servem bem como treino de dedilhado, atuando como uma ponte para o desenvolvimento para aprender músicas mais avançadas, no entanto, a dica é apostar nas repetições para criar memória muscular. Busque por um verso ou refrão que lhe agrade e treine essa repetição de maneira gradativa, ampliando a agilidade dos movimentos e buscando uma evolução.

Amplie o seu repertório

Não é apenas dominar um estilo que torna um músico virtuoso, mas também a sua capacidade de se adequar aos mais diversos contornos musicais, além de assegurar que técnicas de outros estilos e tendências sejam adaptadas. Desde o clássico até o punk rock dos anos 70, grande parte dos estilos dispõe de dedilhados que podem ser aprendidos, treinados e adaptados.

Busque por evolução

Muitos músicos buscam técnicas para ampliar a sua agilidade no dedilhado, no entanto, a velocidade não é o único aspecto que deve ser trabalhado. A evolução consiste em ampliar o alcance, conseguir desenvolver a técnica com instrumentos, afinações e encordoamentos distintos, dentre outras alterações, assegurando uma amplitude maior e mais versatilidade em todos os aspectos. 

Por fim, tenha em mente que não existe uma opção certa ou errado sobre dedilhar utilizando a ponta dos dedos, ou as unhas, visto que esse fator depende exclusivamente do timbre que deseja alcançar, visque que enquanto a ponta dos dedos produz um som mais grave, as unhas soam notas mais agudas.

Se você ainda está nos estágios iniciais, comece com soluções mais simples, por exemplo, treinando só o dedilhado, sem nota, escala ou qualquer outra interação, apenas para criar memória muscular.

Agora que você dispõe de algumas dicas de técnicas para dedilhar mais facilmente, confira as ofertas de instrumentos de corda disponíveis na AudioTech, que conta com opções que vão desde o contrabaixo e guitarra elétrica, até a viola ou o violão.

Além das soluções em instrumento de corda, a AudioTech emprega o seu expertise de mais de 50 anos de atuação como loja de instrumentos musicais também no serviço de projeto e instalação de sistema audiovisual. Por isso, visite todas as seções do site e confira tudo que a AudioTech tem para oferecer aos seus clientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *