5 dicas da Audiotech para seguir carreira como músico profissional
A carreira musical ainda sofre com um grande tabu, onde os profissionais são vistos com uma imagem errada. Para os leigos existem dois tipos de músicos, os que estão no topo das paradas, redes sociais e na televisão, e os que passam noites em claro em barzinhos.
No entanto, entre esses dois ainda existe uma ampla gama de tipos de profissionais, desde os instrumentistas aos cantores, que em comum possuem o amor pela música e as melodias no sangue. Se você tem o sonho de se tornar um músico profissional, veja algumas dicas que podem te ajudar a tirar ele do papel e iniciar uma carreira promissora:
Estude
Independentemente do tipo de música ou modalidade, é preciso se aperfeiçoar com constância. Errado é aquele que aprende a tocar e se sente preparado para tudo, sem estudar e se atualizar.
A vida é um aprendizado constante e a profissão deve ser a mesma, assim não se fica estagnado. Os ensinamentos musicais estão mais simples, disponíveis na internet e gratuitos, além de workshops e outros tipos de aulas, basta ter força de vontade.
Treine
O treino nunca é demais, pois quanto mais horas forem investidas, maior a qualidade do trabalho. Não existe a perfeição sem muito treino. Use tutoriais, tente novos métodos e aperfeiçoe os já usados, assim se torna cada dia melhor.
Seja flexível
Um músico profissional precisa ser flexível em relação ao seu meio de trabalho, pois nem sempre é possível começar em um ritmo que adora ou se apresentar no local sonhado, é preciso dar um passo de cada vez.
Se aventurar em ritmos diferentes, fazer parcerias inusitadas e aproveitar todas as oportunidades é uma maneira flexível de se adaptar ao mercado, para depois alcançar o desejado.
Outro ponto importante são as críticas, ainda mais quando estão nas redes sociais. Analisar as mensagens recebidas é fundamental, seja para melhorar com as negativas ou impulsionar com as positivas, use todas as críticas para aperfeiçoar o seu trabalho.
Divulgue seu trabalho
Não tenha vergonha de apresentar seu talento na música, principalmente com a facilidade oferecida pelas redes sociais que possibilitam a disseminação gratuita. Se antes era preciso um caminho mais árduo até chegar aos ouvidos de um olheiro ou estúdio, agora basta se dedicar na criação de um portfólio em sua página do Instagram, TikTok ou qualquer outra rede social.
Fazer vídeos, compartilhar com amigos e pedir para que eles façam o mesmo é um primeiro passo. Enviar o conteúdo para pessoas influentes no setor também pode ajudar, como locutores de rádio, músicos famosos e produtores. Um modo de entrar de cabeça no setor é com a contratação de um divulgador profissional, mas saiba que esse processo leva tempo e nem todos viralizam facilmente.
Invista corretamente
Por vezes, o diferencial não está na roupa artística ou nos efeitos visuais, por isso é preciso investir certo. Optar por equipamentos de boas marcas, por exemplo, é uma forma de acentuar a qualidade do seu trabalho, para isso conte com uma loja de instrumentos experiente como a Audiotech.