5 dicas para melhorar a batida na bateria

5 dicas para melhorar a batida na bateria

Confira como se tornar mais rápido e ágil ao tocar a sua bateria musical.

A bateria é um dos instrumentos musicais que mais impressionam, pois se trata de uma percussão com muita ação envolvida, grande movimentação do músico que exige uma extrema agilidade, por isso, muitas pessoas se interessam em aprender a tocar bateria.

No entanto, compreendemos que o início que quem começou a tocar a bateria musical pode ser um pouco frustrante, devido à dificuldade em executar as batidas. Caso você esteja diante deste desafio, elencamos abaixo algumas dicas que podem te auxiliar, confira:

Pratique e estude com lentidão

Para que você consiga executar os movimentos com velocidade é necessário que você os pratique e estudo com lentidão, habituando o seu corpo a movimentação e criando o que é conhecido como memória muscular, assegurando que, posteriormente, você consiga executá-los sem muito esforço e sem se quer racionalizar sobre o ato.

Conte com um metrônomo para evoluir

Os bateristas se valem muito do auxílio do metrônomo, auxiliando na marcação do andamento e permitindo que o músico desenvolva a sua percepção de tempo musical. Ou seja, utilize o acessório para treinar lentamente, como na primeira dica, e ir aumentando o seu ritmo e velocidade gradualmente, sem perder as marcações, aumentando o andamento a cada 5 pontos ou até a cada 10, dependendo da sua evolução.

Mantenha constância da prática

Tocar bateria é uma ação mental, física e motora, por isso, as pessoas perdem o costume se deixarem de praticar, ou sentem dificuldade em praticar e voltar ao ritmo, após longos períodos afastados. 

Por isso, a constância é mais importante que o volume, ou seja, mesmo que você não tenha um grande tempo disponível para tocar bateria, praticar ao menos 30 minutos diariamente é melhor do que treinar uma vez por semana por 3 ou 4 horas. 

Ultrapasse os seus limites

Seja qual for a atividade física, incluindo tocar um instrumento musical, a evolução só ocorre quando os limites são ultrapassados, mas sempre mantendo a responsabilidade. Ou seja, se você consegue tocar o paradiddle a 150 bpm, tente evoluir para 151, porém, mantenha a primeira dica em mente, ou seja, estude com lentidão e não seja apressado para ultrapassar os seus limites.

Saiba que a velocidade não é tudo

Por fim, tenha em mente que após você melhorar a sua batida e ganhar mais agilidade ao tocar bateria, ainda há outros aspectos que você deve buscar por uma evolução, incluindo, questões que devem ser praticadas em conjuntos e nunca negligenciadas enquanto busca essa velocidade maior. Ou seja, evolua tecnicamente, e tenha em mente que a sua criatividade e capacidade de se encaixar em um contexto musical será o grande diferencial.

Agora que você já dispõe de algumas dicas para melhorar a sua batida, confira as ofertas de bateria musical e também de outros acessórios pertinentes, como pedal de bateria, disponíveis na AudioTech, uma referência quando se trata de loja de instrumentos musicais.

Além das soluções em bateria musical, a AudioTech utilizou todo seu expertise para ir além das ofertas habituais de uma loja de instrumentos musicais, e hoje também oferece aos seus clientes os serviços projeto e instalação de sistema audiovisual. Por isso, visite todas as seções da loja e confira todas as suas possibilidades e soluções.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *