5 dicas para treinar o ouvido musical
Você sabe o que é ouvido musical? Em princípio, trata-se da percepção musical, ou seja, da capacidade que um indivíduo tem de identificar os diferentes sons e ritmos de uma canção, só de ouvi-la.
Ao contrário do que se imagina, a percepção musical não é um dom de nascença (até pode ser, mas é raro). Ela é fruto de um longo processo, muito treinamento, constância e perseverança. Com a prática, você vai aprender a reproduzir notas e frases musicais apenas com base no que ouviu. Entenda.
Ouvido musical x Ouvido relativo
Como pontuamos anteriormente, a percepção musical é uma habilidade que pode ser de nascença, embora isso seja muito raro.
Nesse caso, ela é chamada de ouvido absoluto e diz respeito às pessoas que conseguem identificar sons, escalas, intervalos entre notas e vários outros detalhes musicais de maneira natural e precisa.
Resumindo, a pessoa consegue identificar, só de ouvir, qual nota ou acorde está sendo tocado sem recorrer a nenhuma comparação ou qualquer outro recurso sonoro.
Quem tem ouvido relativo, no entanto, tem a percepção musical treinada ao longo dos anos. Sendo assim, a pessoa consegue identificar os parâmetros sonoros de uma melodia após anos de treino e de muita dedicação.
5 dicas para treinar o ouvido musical
Confira as dicas a seguir para começar a tirar músicas de ouvido com facilidade!
Cuide da saúde auditiva
Cuidar da saúde auditiva é o primeiro passo para treinar a percepção musical. Portanto, evite ficar exposto a locais com sons altos por muito tempo, tenha cuidado com o volume dos fones de ouvido e faça consultas regulares com um otorrinolaringologista.
Afinal, para identificar as frequências sonoras e suas nuances é preciso que o sistema auditivo esteja 100% saudável.
Conheça os timbres de cada instrumento
O segundo passo para treinar o ouvido musical é conhecer o som que cada instrumento faz. É importante identificar o som de uma guitarra, violão, viola, baixo, bateria, teclado e por aí vai.
Uma dica interessante, após dominar o som de instrumentos diferentes, é conhecer as diferenças entre os sons produzidos pelos mesmos instrumentos, só que de tipos diferentes. Isso porque um violão Giannini acústico não produz o mesmo som de um violão Strinberg elétrico, por exemplo. O mesmo se aplica a todos os instrumentos.
Estude teoria musical
A teoria musical é um estudo que envolve toda a estrutura de uma música, como ritmo, melodia, acordes, intervalo, notas, cifras e vários outros elementos. Estudá-la profundamente facilita compreender os sons e a identificá-los com mais precisão.
Escute diferentes estilos musicais
Ter um repertório musical variado também é uma excelente estratégia para treinar o ouvido musical, pois ajuda a compreender notas, ritmos, acordes e sequências de cada um deles.
Invista em bons instrumentos musicais
Para finalizar as nossas dicas de como treinar a percepção musical, não se esqueça de garantir bons instrumentos musicais.
Com sonoridades mais precisas, em bons tons e ricas em detalhes, fica mais fácil identificar os diferentes parâmetros musicais. E por falar em bons instrumentos musicais, já deu uma olhadinha nas opções que a Auditech tem para você?
Em nosso site você encontra violão Giannini, violão Strinberg, instrumentos de sopro, de teclas, de arco e muitos outros para você se tornar um músico de primeira. Vem conferir!