Audiotech explica: como é um violão eletroacústico?

Audiotech explica: como é um violão eletroacústico?

Saiba como funciona um violão eletroacústico e quais são os seus componentes.

Não faz muito tempo publicamos um artigo sobre o diferencial de um violão acústico, e muitas dúvidas surgiram sobre o funcionamento de um violão eletroacústico, por isso, hoje vamos abordar esse questionamento também esclarecer quais são os seus componentes.

O que é um violão eletroacústico?

Diferente do modelo acústico, onde apenas a caixa presente no corpo do instrumento é responsável por reverberar e ampliar o som da vibração das cordas a cada nota, o violão eletroacústico consegue realizar essa captação e transformar o som em impulsos eletrônicos, permitindo uma série de alterações, desde efeitos até amplificações.

Ou seja, o violão eletroacústico dispõe de um sistema de captação elétrico, conectado a um sistema de projeção, como, por exemplo, um amplificador ou uma mesa de som.

Há alguns modelos que dispõe de um sistema de captação ativo, com soluções em equalizações e volumes, necessitando de uma fonte de energia, mas também há captadores passivos, onde os ajustes ficam a cargo da mesa ou do próprio amplificador, mas não necessitam de uma fonte de alimentação.

Quais são os componentes de um violão eletroacústico?

Para o seu funcionamento correto, o violão eletroacústico não precisa somente das cordas para projetar o som, principalmente para quem busca por amplificações, ajustes e equalizações distintas, por isso, há alguns componentes envolvidos, sendo os seguintes:

  • Sistema de captação que atua de modo converter as vibrações das notas emitida pelas cordas em impulsos elétricos;
  • Cabo ou sistema sem fio para transmitir esses impulsos elétricos a para o seu sistema de projeção, que os converte novamente em sons audíveis;
  • Sistema de projeção, que pode ser um amplificador, uma mesa de som, um amplificador, computadores ou até mesmo fones de ouvido, onde o som pode ser escutado, equalizador, ampliado e gravado com uma fidelidade maior e sem grandes interferências.

É importante ressaltar que o sistema elétrico de captação também atua em um violão cordas de nylon, visto que as ondas sonoras são captadas, e em nada depende da condução de uma corda de aço.

Ou seja, se você gosta do som mais grave de um violão nylon, não é necessário abdicar desta predileção para contar com um modelo eletroacústico.

Outro ponto que deve ser relevante é que o violão eletroacústico também funciona quando estiver desplugado, pois ainda conta com a sua caixa para reverberação, diferente do modelo elétrico, que precisa ser plugado a um amplificador, mesa de som ou computador.

Agora que você já sabe o que é um violão eletroacústico e quais são os seus componentes, confira as ofertas de modelos nacionais e importados disponíveis na AudioTech e conte com a segurança de quem está presente no mercado de instrumentos há mais de 5 décadas.

Além das ofertas de violão eletroacústico e outros instrumentos, a Audiotech ampliou a sua expertise a atuar na prestação de serviços, como na elaboração de projetos e instalação de sistemas audiovisuais. Por isso, antes de finalizar o seu pedido, passei pelas demais seções do site e confira todas as possibilidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *