Bateria musical: 3 dicas para aprimorar seus estudos

Bateria musical: 3 dicas para aprimorar seus estudos

A bateria musical é um instrumento de percussão fascinante. Democrática e especialmente bonita, a bateria se adapta a todos os gêneros musicais, como rock, jazz, hip-hop e muitos outros. 

Neste artigo você vai conhecer algumas dicas para aprender a tocar o instrumento e se tornar um ótimo baterista! Confira!

3 dicas para aprender a tocar bateria musical

A bateria é um instrumento composto por várias partes, que juntas produzem melodias incríveis. São mais de 7 componentes como pratos, bumbos, caixas, pedal de bateria, entre outros, que devem ser tocados de forma sincronizada na busca da melodia perfeita. 

Diante de toda essa complexidade, pode parecer até impossível aprender a tocar bateria sozinho, mas não é. Com um pouquinho de paciência, determinação e muito estudo você vai dominar a arte de tocar o instrumento. Confira algumas dicas que vão ajudá-lo.

Conheça as partes da bateria musical

Conhecer os elementos que compõem a bateria musical é o primeiro passo para aprimorar seus estudos e dominar a arte de tocar o instrumento. Entenda a seguir as principais partes da bateria:

  • Bumbo: um tambor bem grande que é tocado por um pedal de bateria e que emite sons graves;
  • Caixa: peça que fica posicionada entre os joelhos do baterista e que produz um som agudo e seco;
  • Surdo: tambor de formato cilíndrico e alongado que fica posicionado ao lado direito do baterista. A peça é muito utilizada para marcar o tempo musical e produz um som intermediário entre o da caixa e do bumbo;
  • Tons: pequenos tambores posicionados acima do bumbo e que produzem sons médios e graves (porém menos graves do que o sons produzidos pelo bumbo);
  • Hi-hat, Crash e Ride: são três tipos de pratos que promovem diferentes timbres, velocidades e transições musicais.

Analise qual é a melhor bateria para você

Conhecidas as partes da bateria musical, o próximo passo é escolher o tipo de instrumento que vai permitir que você treine com mais conforto e qualidade. A bateria acústica ocupa mais espaço no ambiente e produz sons altos. 

A bateria eletrônica, por sua vez, é compacta e pode ser utilizada com fones de ouvidos, o que é ótimo para quem mora em apartamentos ou em localidades onde não é possível fazer muito barulho.

Tenha as melhores baquetas em mãos

As baquetas são as grandes protagonistas de sons perfeitos, pois é com elas que o baterista aciona pratos, caixas e tons. Sendo assim, a escolha assertiva do acessório pode facilitar o aprendizado, bem como ajudar você a produzir melodias perfeitas. 

Em uma loja de instrumentos musicais é possível encontrar vários tipos de baquetas, com pontas de nylon ou de madeira, com pontas arredondadas, triangulares, ovais e cilíndricas. Além disso, as baquetas também possuem diferentes níveis de leveza (2A, 2B, 5A, 5B, 7A, 7B). A regra é simples: quanto maior o número da baqueta, mais leve ela será.

Mas qual é o tipo de baqueta ideal para um baterista iniciante? Nesse caso, o melhor caminho é escolher uma baqueta média, como a 5A ou 5B. Ela vai oferecer o equilíbrio que você precisa para aprimorar seus conhecimentos na bateria musical e oferecer melhor sonoridade às suas músicas.

Agora que você já conhece algumas dicas para aprimorar suas técnicas em bateria musical, que tal colocá-las em prática? Na Audiotech você encontra vários instrumentos e acessórios musicais de grandes marcas do mercado para se tornar um grande músico, confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *