Conheça as diferenças entre um contrabaixo e uma guitarra

Conheça as diferenças entre um contrabaixo e uma guitarra

Se você é fã de gêneros musicais como rock, jazz e pop, provavelmente já ficou com dúvidas se o que um determinado instrumentista estava tocando era um contrabaixo ou uma guitarra, certo? 

E a culpa nem foi sua: os dois instrumentos possuem design parecido e possuem ritmos sensacionais. Como diferenciar os dois? Confira as dicas que a Audiotech preparou para você!

Diferenças entre contrabaixo e guitarra

Antes de listarmos as diferenças entre guitarra e contrabaixo, é preciso compreender o que são os dois instrumentos propriamente ditos. Ambos são dois instrumentos de corda, que podem ser tocados diretamente com os dedos ou com o auxílio de palhetas. 

E todos os dois transformam a vibração das cordas em sinais elétricos com auxílio de um captadores, para que posteriormente sejam amplificados por caixas e equipamentos similares.

Apesar dessas semelhanças, a guitarra e o contrabaixo possuem diferenças significativas. Descubra quais são a seguir e aprenda a identificar entre um e outro.

Tamanho

A guitarra é menor do que o contrabaixo, mas possui mais cordas. Enquanto o contrabaixo possui apenas 4 cordas, a guitarra tem 6.

Som

Outro detalhe que diferencia a guitarra e o contrabaixo é o som produzido por cada um desses instrumentos musicais. 

A guitarra geralmente tem o som mais agudo, ao passo que o contrabaixo produz um som mais grave. Por isso, o contrabaixo geralmente é utilizado para marcar o ritmo da música.

Baixo ou contrabaixo?

Pode parecer irrelevante, mas essa informação pode fazer toda a diferença na hora de você diferenciar os dois instrumentos. 

O contrabaixo é um instrumento de corda acústico, enquanto a guitarra é um instrumento de corda elétrico. E o baixo? Assim como a guitarra, também é elétrico, porém, produz um som mais grave.

Facilidade de aprendizado

Por possuir apenas 4 cordas, o contrabaixo é um instrumento mais fácil de se aprender a tocar. Embora exija muito estudo, disciplina e treino, ter menos cordas pode facilitar a memorização das notas e acordes musicais.

Estilos musicais

Graças às diferenças entre os sons produzidos, a guitarra e o contrabaixo se aplicam a estilos musicais distintos. Como o som do contrabaixo é mais grave, ele é muito utilizado em ritmos como rock clássico, jazz e blues. Já a guitarra é mais versátil e geralmente utilizada em ritmos como rock, pop, jazz, heavy metal, reggae e até no funk.

Agora que você já conhece as principais diferenças entre um contrabaixo e uma guitarra, que tal conhecer os vários modelos e marcas que a Audiotech tem para você? Caso ainda esteja com dúvida sobre como diferenciar um e outro, pesquise pelas categorias em nosso site. 

Basta clicar em cordas e selecionar a opção ideal para as suas necessidades. Temos guitarra Strinberg, contrabaixo Ibanez e várias outras opções para você produzir sons de qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *