Instrumentos de corda: 2 dicas para trocar as cordas do violão
A invenção do espanhol Antonio de Torres, criada em 1859, mudou completamente o rumo da música, ele transformou o violão na peça que é usada até hoje, um instrumento com 6 cordas e com muita versatilidade. Junto do piano, o violão é considerado o mais popular, ele combina com todos os ritmos e acompanhamentos, sendo perfeito para um solo acústico, mas também para uma banda.
Há muito tempo ele deixou de ser o instrumento dos boêmios e passou a figurar como um parte importantíssima no cenário musical. Com seu corpo em formato de 8 para um apoio perfeito na perna, ele precisa de cordas impecáveis e afinação para prover o som. Como a troca de cordas é um processo mais complexo, veja algumas dicas para não errar e melhorar a qualidade do som:
Dicas para a troca de cordas
Seja no violão de corda de nylon ou aço, a troca de cordas é comum e não requer uma habilidade muito especial, mas demanda atenção para não danificar o instrumento e obter o melhor som possível. Quem precisa de uma afinação perfeita e entende a mudança nas notas, sabe que o desgaste está ocorrendo e chegou a hora de trocar, os demais podem esperar alguma estourar para colocar um kit novo no instrumento de corda. Veja como fazer a troca de cordas do violão nylon ou aço:
Retirada das cordas
É desaconselhável retirar todas as cordas de uma só vez, pois alguns violões podem empenar ou ter sua ponte solta. O melhor é retirá-las de 2 em 2 e já efetuar a reposição no ato. Esse processo deve ser feito no momento da colocação das novas cordas, se o equipamento ficar sem elas é danificado.
As cordas devem ser afrouxadas nas tarraxas, nas pontes o procedimento depende do tipo de corda. As cordas de aço possuem uma trava que deve ser puxada ou levantada (quando possui formato de pino), as de nylon são fixadas por laço e basta desfazê-lo.
Fixação das cordas
As cordas devem ser as mesmas usadas originalmente, sem trocar o nylon por aço ou vice-versa. A fixação das cordas de nylon é mais complicada, veja:
– Passe a corda pela ponte, de fora para dentro, e lembre-se de manter uma sobra;
– A ponta da sobra deve passar por dentro da corda colocada anteriormente, esse processo deve ser feito 2 vezes, assim é criado o laço.
Corda de aço
As cordas de aço contam com fixação por pinos ou travas, onde basta esticar, passar de dentro pra fora em ambos os lados e travar, geralmente o travamento ocorre automaticamente. Antes de iniciar a afinação é preciso verificar se os pinos estão firmes.
Na tarraxa, as cordas precisam dar voltas até que tenham um som duradouro. As três cordas grossas passam por baixo e as finas por cima da tarraxa.
Além do clássico violão, conheça outros instrumentos de corda e seus acessórios presentes na Audiotech, uma especialista no assunto. São mais de cinco décadas como loja para músicos e soluções em áudio, com diversidade em marcas e modelos, segurança e atendimento impecável.