Loja de instrumentos Audiotech: conheça os tipos de pele de bateria

Loja de instrumentos Audiotech: conheça os tipos de pele de bateria

A pele de bateria musical é um dispositivo fabricado em material sintético, colocado entre a caixa e o aro do instrumento, tanto em sua parte superior quanto inferior. 

Acessório indispensável para qualquer tipo de bateria, possui finalidades distintas, de acordo com o local onde é instalada. Quando utilizada na parte superior do tambor, tem a função de receber o impacto das baquetas, caso em que recebe o nome de pele batedeira. 

Todavia, quando instalada na parte inferior do tambor é denominada pele de resposta, já que cumpre a finalidade de sustentar o som da pele batedeira, criando diferentes ressonâncias.

Além desses dois tipos, existem ainda outras peles de bateria, cada uma com características diferentes. Conhecê-las, entretanto, é a melhor maneira de explorar ao máximo tudo o que a sua bateria tem a oferecer.

Confira mais detalhes neste artigo que a Audiotech preparou para você!

Tipos de pele de bateria

Conforme pontuamos anteriormente, existem dois tipos de pele de bateria, a batedeira e a resposta. Mas, além dessas especificações, há ainda outros tipos de peles, de acordo com suas características.

Pele porosa

A pele porosa de bateria musical possui textura áspera, produz um som mais seco, definido e é mais fácil de tocar. Graças a essas características, é a preferida de quem faz uso da baqueta vassourinha, mas também pode ser utilizada com baquetas convencionais.

Pele leitosa

Já a pele leitosa é uma opção de baixo custo, muito indicada para bateristas iniciantes. Produz sons pouco definidos, de baixo volume e pobre em harmonia.

Pele hidráulica 

A pele hidráulica, por sua vez, é dupla, transparente e produz um som bem definido e equalizado. Em uma loja de instrumentos musicais, pode ser facilmente confundida com a pele de bateria musical de filme duplo, mas existe um detalhe que a diferencia desta. 

A pele hidráulica possui uma camada de óleo entre os filmes, o que faz com que o som seja mais nítido, sendo mais indicada para estúdios de gravação.

Pele dupla

Diferente da hidráulica, esse tipo de pele não possui uma camada de óleo entre os dois filmes, mas ainda assim se configura como uma opção resistente e de maior durabilidade. De sonoridade mais grave, porém de menor volume, a pele dupla é indicada para ritmos mais pesados.

Pele transparente

Geralmente utilizada como pele de resposta, a pele transparente possui menor durabilidade, mas conta com mais harmônicos. Por isso, muitos bateristas a utilizam em cima dos bumbos e das caixas, como batedeiras.

Pele muda

Queridinha dos bateristas que moram em apartamentos e condomínios, a pele muda é produzida em material sintético de alta densidade, o que faz com que o som fique sem volume. É amplamente utilizada para fins de estudo e em baterias musicais eletrônicas.

Pele de resposta

Por fim, a pele de resposta para bumbo ou caixa deve ser fina, para possibilitar melhor ressonância. Embora possam ser utilizados vários tipos de pele com essas características, como a transparente simples, por exemplo, é possível encontrar peles específicas para essa finalidade, com furo ou sem furo. 

A com furo facilita a colocação de um microfone e é indicada para ritmos mais pesados, enquanto a sem furo, a situação inversa.

Principais marcas de peles de bateria musical

  • Antares;
  • Evans;
  • Luen;
  • RMV;
  • Lp.

Gostou de conhecer os principais tipos de peles de bateria? Então, vai adorar saber que na loja de instrumentos musicais, a Audiotech, você encontra pele de bateria das melhores marcas do mercado. Acesse o site e confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *