Loja de instrumentos musicais: conheça os instrumentos de percussão
Você provavelmente já ouviu falar do instrumento de percussão. Eles são todos aqueles que produzem som quando sofrem algum impacto, agitação ou raspagem, e podem usar o auxílio das mãos ou de acessórios mais específicos.
Os instrumentos que fazem parte da família da percussão, em sua maioria, tem uma função rítmica, enquanto outros possuem a função melódica. Vendo essas diferenças, logo vemos que é preciso saber mais sobre eles antes de escolher um para tocar.
Pensando nisso, separamos alguns instrumentos de percussão que você precisa conhecer mais. Acompanhe:
Agogô
Originado na África Ocidental, o agogô também é popularmente conhecido como gã. O seu som é oriundo de um único ou múltiplos sinos, presente na música típica iorubá. Ele também é famoso por ser considerado um dos instrumentos mais antigos do samba e está sempre presente no carnaval.
O agogô é formado por duas campânulas de ferro de tamanho diferente, mas pode ser com quatro também, que lembram sinos. Eles não possuem base e são ligados por uma vértice. E o som é emitido quando se bate com uma baqueta nas campânulas. Bem prático e leve.
Atabaque
Esse instrumento tem origem afro-brasileira e é composto por um tambor e com uma das bocas cobertas com couro, podendo ser de boi, bode ou veado. Isso é o que emite o som, por meio da vibração de uma membrana esticada em um suporte. Além dele, outros instrumentos, como o bongô, tamborim e bumbo, produzem o som da mesma maneira.
Ele pode ser tocado de diversas formas, apenas com as mãos, somente com as baquetas, e com uma mão e uma baqueta. A forma de tocar irá depender do tipo de tambor que estará sendo usado. O atabaque está presente em diversos meios, principalmente o samba e o axé.
Carrilhão
O que parece um piano, mas não é? É o carrilhão. Esse instrumento de percussão é até formado por um teclado, mas também possui um conjunto de sinos de diferentes tamanhos, e eles são controlados pela tecla. Ou seja, o som é gerado pela vibração da própria peça, sem precisar de tensão. Assim como o triângulo, o chocalho e o próprio sino.
Normalmente, o carrilhão está presente em torres de igreja e conventos, e também é considerado um dos maiores instrumentos do mundo.
Pandeiro
Por fim, não podíamos deixar de mencionar o pandeiro, instrumento da mesma família do atabaque. Logo, ele também possui uma membrana esticada em um aro estreito. Ele está presente em diversas áreas da música brasileira, mas principalmente no samba e na capoeira. Um patrimônio cultural da nossa tão amada música popular.
Agora que você já conhece alguns instrumentos de percussão e as suas principais características, você está pronto para escolher o que mais te agrada e aprender a tocar. Para isso, visite nosso site e conheça o nosso catálogo variado, com diversas opções para o seu bolso. E o melhor: receba diretamente na sua casa, sem preocupação. Saiba mais!