Saiba o que é uma tablatura de violão e como ela funciona
É comum que as pessoas se interessem por violão depois de ficar encantado com alguma música, provavelmente ela terá algum solo ou uma introdução marcante. Esse tipo de arranjo é bem bonito, mas também é bem complicado caso você esteja aprendendo a tocar a música. Principalmente se você está fazendo isso de ouvido.
Por isso, a tablatura é muito importante na hora de que você está aprendendo a tocar uma música. Mas você sabe o que é isso? Se a resposta for não, você está no lugar certo. Nesse texto, nós iremos te explicar tudo sobre a tablatura e, principalmente, como ela funciona. Acompanhe a leitura para saber mais.
O que é a tablatura de violão e como funciona?
A tablatura é um novo sistema de transcrição musical, uma maneira de você ler as notas, mas diferente de partitura, ela é indicada por números posicionados nas linhas. E não são somente o violão, mas outros instrumentos de corda, como a guitarra.
Na tablatura, você encontrará seis linhas para os instrumentos de seis cordas, e cada linha representa uma corda. O violão é marcado pelo E-B-G-D-A-E, que de cima para baixo significa mi-si-sol-ré-lá-mi.
Os números ficam escritos em cima da linha, e isso significa que essa casa deve ser a que você pressionará com a mão esquerda com a corda que você tocará. Ou seja, se o número dois está na quarta linha, olharemos de cima para baixo para entender que você deve tocar a quarta corda com a mão direita pressionando a segunda casa com a mão esquerda.
Se os números aparecerem em uma sequência, você deve tocar as cordas da mesma forma, uma depois da outra. E se os números estiverem um em cima do outro, significa que elas devem ser tocadas ao mesmo tempo, simultaneamente, para formar um acorde.
Já se o número zero estiver presente, ele representa uma corda solta, e isso significa que ela deve ser tocada pela mão direita e sem o auxílio da esquerda. Essa é uma das dicas oferecidas pela tablatura, mas ela também oferece outras técnicas que contribuem com o aprendizado.
Outras técnicas
Como o hammer-on, marcado pelo H nas linhas, essa técnica é realmente como uma martelada, e significa que você deve realizar tocar a casa indicada e então tocar a próxima casa sem o auxílio da mão direita. Por exemplo, se a tablatura diz “2h3” você deve tocar a sagunda casa da corda indicada e então pressionar a terceira casa sem tocar com a mão direita.
Já o pull-off, representado pelo P, é a técnica de retirar o dedo da casa enquanto pressiona uma casa anterior, parecido com o hammer-on mas ao contrário, indo de uma casa de número maior para uma de número menor. Outra técnica exibida na tablatura é o Bend, representado pelo B e também por setas mostrando a direção, e é feita quando você levanta e abaixa os dedos da mão esquerda com o intuito de obter diferentes tons da corda pressionada.
Por fim, o slide, representado pelo S. Ele ocorre quando você desliza a mão esquerda na horizontal, de uma casa para outra, deixando a corda soar. Mas saiba que existem mais técnicas do que está presente na tablatura.
Agora que você já entendeu o que é e como funciona, visite nosso site e conheça nosso catálogo.